top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

A pandemia e o impacto na realização das mamografias

O número de mamografias pelo SUS até julho de 2020 está abaixo da média de anos anteriores, e muito se deve ao temor da contaminação pelo coronavírus

Outubro é conhecido como Outubro Rosa devido às campanhas de conscientização a respeito do câncer de mama. Excluindo-se os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama já é o mais prevalente no mundo: 1,97 milhão de novos diagnósticos em mulheres em todo o mundo foram estimados para 2020, ocasionando 622 mil mortes. No mundo, 1 em cada 8 mulheres desenvolverá câncer de mama ao longo da vida. Esse também é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, com mais de 66,2 mil novos casos em 2020.


Se diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada e com qualidade, tem até 95% de cura, sendo um dos exames mais importantes a mamografia.O Ministério da Saúde preconiza a realização de mamografia bianual a partir dos 50 anos. Para mulheres de 40 a 49 anos, o rastreamento parece ser favorável, mas mais importante ainda nessa faixa é uma conversa médica prévia com a paciente, esclarecendo os potenciais riscos e benefícios associados ao exame.


Já a Sociedade Brasileira de Mastologia, recomenda a mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco para a ocorrência de câncer de mama. A grande maioria das mulheres está em risco habitual (menos de 15% de risco ao longo da vida).


Infelizmente, a atual pandemia impactou negativamente na realização desse exame. O número de mamografias pelo SUS até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019.


Felizmente, mediante avanço da vacinação, a pandemia parece estar chegando a um controle adequado. Assim, caso você seja ou conheça uma mulher que preenche critérios para realização da mamografia, não deixe de realizar seu exame.


Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra mim: carolinavieiraoncologista@gmail.com

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page