top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Mais alguns mitos sobre o câncer para você conhecer

Confira mais cinco explicações da médica Carolina Vieira sobre temas relacionados ao câncer e mande suas dúvidas

1- A atividade física realmente previne câncer?

Verdade.

O sedentarismo pode ser responsável por 5% das mortes por câncer. Para pessoas que não fumam, atividade física e dieta balanceada são as melhores formas de prevenção. O impacto da atividade física foi melhor comprovado para o câncer de cólon e de mama, promovendo redução dos níveis circulantes de insulina, hormônios e outros fatores de crescimento, impacto nos níveis de prostaglandinas e diminuição do estresse oxidativo.


2- Açúcar causa câncer?

Controvérsia!

Excesso de calorias em qualquer forma está associado a maior incidência de câncer. Consumo de alimentos com alto índice glicêmico está associado com maior risco de câncer, entretanto este dado deve ser interpretado com cautela. Insulina e fatores de crescimento associados à insulina promovem proliferação celular, portanto hiperinsulinemia poderia provocar neoplasia.Pacientes com diabetes tem 2 ou mais vezes riscos de ter câncer de pâncreas, fígado ou endométrio.


3- Dieta rica em ômega 3 previne câncer?

Mito.

Não há associação entre consumo de ômega 3 e risco de desenvolver câncer, entretanto dieta com padrão mediterrâneo está associada a menor risco de câncer.


4- Alimentação com ênfase em alimentos industrializados causa câncer?

Verdade.

Dieta rica em alimentos ultraprocessados associada à maior incidência de câncer. Consumo de carnes vermelhas e carnes processadas associado a maior risco de câncer colo-retal. Possíveis mecanismos: conteúdo heme da carne, gordura animal, carcinógenos produzidos durante a cocção em altas temperaturas.


5- O uso de suplementos vitamínicos previne câncer?

Mito.

Não há evidências que comprovem relação entre suplementação vitamínica e diminuição da incidência de câncer: importância da alimentação balanceada!


Tem alguma dúvida ou quer sugerir um tema ? Escreva pra mim:

carolinavieiraoncologista@gmail.com

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page