top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Março Azul Marinho e a prevenção do câncer de intestino

Recentemente, a cantora Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer colorretal e vem utilizando seu espaço na mídia para conscientizar as pessoas a respeito

O mês de março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil. O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.


Recentemente, a cantora Preta Gil recebeu o diagnóstico de câncer colorretal e vem utilizando seu espaço na mídia para conscientizar as pessoas a respeito.


Entre os fatores de risco para este câncer, podemos citar: sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas e vermelhas, idade acima de 50 anos, tabagismo e alcoolismo. Portanto, a prevenção primária envolve hábitos de vida saudáveis.


Os sintomas iniciais da doença podem ser inespecíficos, mas posteriormente o paciente pode apresentar alteração do hábito intestinal (diarreia, constipação), presença de dor ou ao evacuar, perda de peso e anemia.


Em relação à prevenção secundária (rastreamento), que deve se iniciar na maioria dos casos a partir dos 45 anos, os exames são a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a retosigmoidoscopia/ colonoscopia (preferencialmente), que permite avaliar toda a extensão do intestino grosso em busca de lesões que, caso existam, serão ressecadas e analisadas.


Reflita sobre os seus hábitos de vida e não deixe de procurar atenção médica para realização de exames preventivos.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page