top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

O que o Dia Mundial do Câncer tem a nos ensinar?

A importância de nos preocuparmos com a doença que tem 625 mil casos estimados para o Brasil em 2020


Em 2020, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completou 20 anos. A campanha seguirá nas redes sociais com o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela União Internacional para o Controle do Câncer(UICC), de 2019 a 2021, estimulando profissionais da saúde, paciente e o público em geral a se engajarem no tema.


Esse assunto é muito importante pois o câncer já é a primeira causa de mortes em países de alta renda e a segunda na América Latina, atrás apenas das doenças cardiovasculares. A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2018 foi de 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo, um aumento de 28% comparado à estimativa de 2012. Foram 9,6 milhões de mortes associadas ao câncer previstas por ano, sendo 70% em países de média e baixa renda. Até completar 75 anos, um indivíduo tem 20% de chance de ser diagnosticado com câncer, e tem cerca de 10% de chance de falecer por esta causa. Tumores de pele, próstata, mama, pulmão, boca e cavidade oral, colo uterino e fígado (hepatocarcinoma) são responsáveis por metade da incidência e mortalidade por câncer no mundo.


Na realidade do que esses desafios representam para o Brasil, para o ano de 2020, foram estimados pelo INCA que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). A distribuição da incidência por região geográfica mostra que a Região Sudeste concentra mais de 60% da incidência, seguida pelas Regiões Nordeste (27,8%) e Sul (23,4%). Existe, entretanto, grande variação na magnitude e nos tipos de câncer entre as diferentes Regiões do Brasil. Nas Regiões Sul e Sudeste, por exemplo, o padrão da incidência mostra que predominam os cânceres de próstata e mama feminina, bem como os de pulmão e de intestino. Para o estado de Minas Gerais (MG), os números estimados foram de 67.310 casos de câncer para 2020, sendo 10.470 em Belo Horizonte. O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer, organização contra o câncer comprometida em liderar a comunidade para reduzir o câncer no planeta, promover maior igualdade e integrar o controle do câncer à agenda mundial de saúde e desenvolvimento. Informações sobre o câncer e suas causas são ferramentas fundamentais para motivar mudanças de hábitos de vida, que resultem em diminuição na incidência do câncer. Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra mim carolinavieiraoncologista@gmail.com

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page