top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Você sabia que o vírus HPV pode estar relacionado a cânceres?

Possíveis cânceres relacionados ao HPV são de vulva, vagina, colo uterino, ânus, pênis e alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, além de verrugas genitais

HPV significa vírus papilomavírus humano e é uma infecção exclusiva dos seres humanos, podendo ser transmitido principalmente através do sexo anal, vaginal e oral, mas também pelo contato íntimo com pele e mucosas, mesmo sem haver penetração.


Já foram descritos mais de 200 tipos diferentes desse vírus e alguns estão sabidamente relacionados ao desenvolvimento de cânceres, principalmente os subtipos 16 e 18, aos quais são atribuídos 70% dos casos. Para conversar a respeito, convido a médica Theara Fagundes, oncologista do grupo Oncoclínicas.


Os possíveis cânceres relacionados ao HPV são de vulva, vagina, colo uterino, ânus, pênis e alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço (principalmente amígdalas), além de verrugas genitais.


Os fatores de risco para estes tipos de câncer acabam sendo os mesmos relacionados à infecção pelo HPV como: idade precoce de atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais ou parceiro sexual de alto risco.


Cerca de 75% dos homens e mulheres sexualmente ativos terão infecção por HPV durante a vida, mesmo assim a infecção por si só nem sempre leva ao câncer, sendo que outros fatores contribuem, como imunidade baixa e tabagismo.


As vacinas para HPV devem ser aplicadas preferencialmente na infância, antes da exposição ao vírus, para que haja prevenção contra verrugas genitais, lesões pré-malignas de alto grau e câncer.


O rastreamento está bem estabelecido no caso do câncer de colo uterino, através do exame Papanicolau e mesmo mulheres vacinadas devem continuar a fazer o exame preventivo.


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina quadrivalente que protege contra os subtipos 6,11,16 e 18 para os grupos a seguir:


  • Meninas de 9 a 14 anos de idade

  • Meninas de 15 anos que já tenham tomado uma dose

  • Meninos de 11 a 14 anos

  • Indivíduos de 9 a 26 anos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea

  • Em março de 2021, a cobertura foi estendida para mulheres imunossuprimidas até 45 anos. Na rede privada, pode ser aplicada em mulheres entre 9 e 45 anos de idade e homens entre 9 e 26 anos de idade

Se você se encontra nestas faixas etárias, não deixe de se vacinar e dissemine esta informação para seus familiares e amigos. Cuide-se!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page