top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Ano novo, vida nova: o que posso fazer para diminuir o risco de câncer?

Com a adoção de práticas simples, os principais fatores de risco modificáveis para desenvolvimento do câncer são reduzidos


É assunto recorrente aqui na coluna como hábitos de vida ruins podem impactar no

surgimento de câncer. Através da adoção de práticas simples, observamos redução dos principais fatores de risco modificáveis para desenvolvimento do câncer: o tabagismo, a obesidade e consumo de álcool. Aproveitando o início de 2023, eu gostaria de reforçar alguns pontos de atenção.


O sedentarismo pode ser responsável por 5% das mortes por câncer. Para pessoas que não fumam, atividade física e dieta balanceada são as melhores formas de prevenção. O impacto da atividade física foi melhor comprovado para o câncer de cólon e de mama, promovendo redução dos níveis circulantes de insulina, hormônios e outros fatores de crescimento, impacto nos níveis de prostaglandinas e diminuição do estresse oxidativo.


Quais tipos de alimentos estão incluídos em uma dieta protetora para o câncer?


Vários estudos mostram que a alimentação ajuda a prevenir e combater diversas doenças, inclusive o câncer. Os efeitos dos alimentos são mais fortes quando são consumidos em combinação como uma refeição multicolorida, preferencialmente natural, adquiridas na estação específica do ano e sem agrotóxicos.


Quais alimentos deveriam ser evitados?


As recomendações da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) para reduzir o risco de câncer são baseadas no controle do peso corpóreo, estímulo a atividade física moderada, redução do consumo de carne vermelha processada (salame, presunto, mortadela e defumados), redução no consumo de bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos de fruta industrializados), aumento no consumo de fibras (vegetais e frutas), redução no consumo de comidas industrializadas (fast food), redução no consumo de bebidas alcoólicas e evitar o uso de suplementos orais, pois as necessidades nutricionais devem ser atendidas através da alimentação e não através de cápsulas.


O consumo de açúcar está associado a maior risco de câncer?


O consumo excessivo de açúcar pode levar à obesidade e esse é um dos fatores de risco para o câncer. Toda a população deve equilibrar o consumo de açúcar, principalmente açúcar branco e carboidratos refinados. As células tumorais, para multiplicar, precisam de energia e preferem a glicose como combustível. Mas o metabolismo da célula cancerosa é complexo e ela pode se multiplicar através de outras vias, utilizando gordura, aminoácidos e outros produtos. Portanto, o equilíbrio alimentar é fundamental para uma boa saúde.


Quais tumores podem ser causados pelo cigarro?


O cigarro é o maior fator de risco para o câncer de pulmão, mas também associado a leucemias, câncer de cavidade oral e nasal, de laringe, esôfago, pâncreas, fígado, estômago, colo uterino, rim, intestino e bexiga. O tabagismo leva carcinógenos diretamente para os tecidos, causando irritação e inflamação e interferindo com as barreiras de proteção do organismo. Benefícios da cessação do tabagismo podem ser observados mesmo em fumantes de longa data.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page