top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Como amenizar os efeitos colaterais da braquiterapia

Alguns desses sintomas, principalmente os relacionados ao aparelho ginecológico, podem influenciar negativamente na qualidade de vida das pacientes

Na coluna anterior, eu e a radio-oncologista Bruna Bonaccorsi conversamos a respeito da importância da braquiterapia no tratamento dos tumores ginecológicos. A braquiterapia, apesar de muito bem tolerada e, como dito anteriormente, poupar melhor os tecidos sadios da radiação, pode levar a alguns efeitos colaterais indesejáveis, tais como fadiga, diarréia, sintomas irritativos urinários, secura e estenose (estreitamento) vaginal.

Alguns desses sintomas, principalmente os relacionados ao aparelho ginecológico, podem influenciar negativamente na qualidade de vida das pacientes. É fundamental implementar estratégias para que essas pacientes tenham de volta o bem estar psicossocial e a funcionalidade sexual que o tratamento possa ter prejudicado.

A estenose vaginal não somente piora a qualidade de vida sexual, levando a dispareunia (dor durante o ato sexual), mas também dificulta o seguimento oncológico, uma vez que pode dificultar e até impossibilitar a inserção do espéculo para exame e a coleta do papanicolau nessas pacientes.


Para as sexualmente ativas, recomenda-se retorno a atividade sexual precoce. Para as sem parceiros, a fim de evitar a estenose, pode ser necessário o uso de dilatadores vaginais.


Após um tratamento para um câncer ginecológico há estudos que apontam que quase 80% das pacientes perdem o interesse em sexo. E os efeitos colaterais do tratamento contribuem para isso. Neste ponto, o papel do sexólogo (a) é imprescindível.


É preciso ter em mente que, independente da idade da mulher, é necessário abordar este tema, ainda tabu na nossa sociedade. Tratar e curar o câncer é sempre a prioridade, mas a qualidade de vida dessas pacientes pós tratamento oncológico é de fundamental importância.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page