top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Novembro Azul: quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Pesquisadores investigam mais fatores associados à doença, como formas de evitá-la. Embora não haja uma forma de prevenção total, o risco pode ser minimizado

Iniciando o Novembro Azul, que é o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, falarei um pouco sobre fatores de risco para esta doença. Um fator de risco é qualquer coisa que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver câncer. Embora os fatores de risco frequentemente influenciem na chance de desenvolver câncer, a maioria não causa o câncer diretamente ou por si só. Algumas pessoas com múltiplos fatores de risco conhecidos nunca desenvolvem câncer, enquanto outras, sem fatores de risco conhecidos, o fazem. Conhecer seus fatores de risco e discuti-los com seu médico pode ajudá-lo a fazer escolhas mais informadas sobre estilo de vida e cuidados com a saúde.


Os seguintes fatores podem aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de próstata:


Hábitos alimentares: a obesidade está associada a muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, e uma dieta saudável para evitar ganho de peso é recomendada


Idade: o risco de câncer de próstata aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos. Cerca de 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em pessoas com 65 anos ou mais.


História familiar: o câncer de próstata que ocorre em uma família, chamado câncer de próstata familiar, é responsável por cerca de 20% de todos os cânceres de próstata. Este tipo de câncer de próstata se desenvolve devido a uma combinação de genes compartilhados e fatores ambientais ou de estilo de vida compartilhados.


O câncer de próstata hereditário é raro e representa cerca de 5% de todos os casos. Ele ocorre quando mudanças nos genes, ou mutações, são transmitidas em uma família de uma geração para a outra. Pode-se suspeitar de câncer de próstata hereditário se o histórico familiar incluir qualquer uma das seguintes características: três ou mais parentes de primeiro grau com câncer de próstata; câncer de próstata em três gerações no mesmo lado da família; dois ou mais parentes próximos, como pai, irmão, filho, avô, tio ou sobrinho, do mesmo lado da família com diagnóstico de câncer de próstata antes dos 55 anos.


Se alguém tem um parente de primeiro grau - isto é, um pai, irmão ou filho - com câncer de próstata, o risco de desenvolver câncer de próstata é duas a três vezes maior. Esse risco aumenta ainda mais com o número de parentes com diagnóstico de câncer de próstata.


Pesquisadores continuam investigando mais fatores associados ao câncer de próstata, incluindo formas de evitá-lo. Embora não haja uma maneira de prevenir completamente o câncer de próstata, você pode diminuir o risco. Converse com sua equipe de saúde para obter mais informações sobre seu risco pessoal de câncer.


Mais informações em:

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page