Qual a importância da pesquisa clínica em oncologia?

A participação em um estudo clínico pode representar a oportunidade do acesso a tratamentos inovadores

Pesquisa clínica, também conhecida como ensaio clínico ou protocolo clínico, significa o processo de investigação científica que envolve seres humanos, e que pretende responder perguntas sobre determinada intervenção (que pode ser um medicamento ou procedimento).

O desenvolvimento de protocolos de pesquisa com seres humanos é uma fase avançada da ciência, fundamental para a geração de conhecimento e para o surgimento de novas propostas terapêuticas. Nesse sentido, a pesquisa clínica é essencial para viabilizar esses tratamentos, ainda considerados experimentais, de onde surgirão novas drogas para combater o câncer e para o maior controle da doença.

Essas pesquisas contam com a participação de pacientes voluntários e de hospitais de câncer de referência em todo o mundo; e o conhecimento proveniente desses estudos poderá beneficiar no futuro outros pacientes com câncer, além de contribuir para o avanço da ciência.

Para participar de um ensaio clínico, o paciente deve atender aos pré-requisitos do estudo, que podem incluir tipo de tumor, estágio de desenvolvimento da doença, idade, outros problemas de saúde, entre outros. Para confirmar se o paciente é candidato àquele protocolo de pesquisa, o mesmo participa de consultas médicas com profissionais qualificados para atendimento em protocolos de pesquisa e é submetido a exames.

Essa avaliação deve ser extremamente criteriosa e baseada nos critérios que foram previamente estabelecidos pelos pesquisadores e aprovados pelos comitês de ética das instituições onde o projeto será desenvolvido. Durante todo o processo,  o pesquisador é responsável por informar e esclarecer o paciente sobre  os riscos e benefícios envolvidos, esclarecendo suas dúvidas e dando-lhe liberdade para optar ou não por participar daquela pesquisa.

Ao participar de uma pesquisa clínica em oncologia, o paciente tem seus direitos assegurados, mas também deve assumir deveres e riscos. Para muitos pacientes, a participação em um estudo clínico representa a oportunidade do acesso a tratamentos inovadores e que, possivelmente, são as melhores opções terapêuticas à sua doença. Caso seja de seu interesse, converse com seu oncologista sobre pesquisa clínica, até mesmo para obter fontes confiáveis para pesquisar informações.

Tem alguma dúvida? Escreva para mim carolinaoncologista@gmail.com