top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Quimioterapia: respostas para as principais dúvidas

Tratamento utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor


A oncologia é uma área da medicina que sempre desperta muitas dúvidas e informações incorretas podem ser o início de mitos que passam a assustar pacientes e familiares. Pensando nisso, iniciei na última sexta-feira uma pequena série para explicar conceitos importantes sobre câncer.Nesta semana, vamos falar sobre a quimioterapia – um dos tratamentos disponíveis.


O que é a quimioterapia?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Esses medicamentos percorrem a corrente sanguínea destruindo as células cancerígenas e tentando impedir que elas se espalhem pelo corpo.


Como a quimioterapia é administrada?

Dependendo da medicação (ou combinação de medicamentos)  escolhida pelo médico responsável pelo tratamento, a quimioterapia pode ser feita por via oral (pela boca), intravenosa (pela veia), intramuscular (pelo músculo), ou  subcutânea (pela pele). Em casos mais raros podem ocorrer a administração intracraneal (pela espinha dorsal) ou tópica (sobre a pele ou mucosa).


Como a quimioterapia é eliminada do corpo?

Os rins e o fígado “quebram’ a maioria dos medicamentos quimioterápicos, que são eliminados pela urina ou pelas fezes. O tempo que o organismo leva para eliminar os medicamentos depende de muitos fatores, como o tipo de quimioterapia recebida, outros medicamentos que o paciente está tomando, idade do paciente e funcionamento dos rins e fígado.


Quanto tempo dura a quimioterapia?

A frequência e o tempo de duração da quimioterapia dependem do tipo de câncer, do objetivo do tratamento, dos medicamentos usados e de como o organismo responde ao tratamento. Os tratamentos podem ser diários, semanais ou mensais, mas de um modo geral a quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.


Por exemplo, no caso do prefeito, serão realizadas algumas semanas de quimioterapia, seguidas de novos exames para avaliar a resposta ao tratamento para definir os próximos passos.


Tem alguma dúvida sobre quimioterapia? Escreva para mim: carolinavieiraoncologista@gmail.com

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page