top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Saúde do homem: o que você gostaria de perguntar ao urologista

Saiba mais sobre o câncer de próstata e outros tumores genito-urinário

Daremos início aqui a uma série de colunas a respeito da saúde do homem, com foco em prevenção e tratamento de câncer. Para isto, convidei o médico urologista do Hospital Vila da Serra, Eliney Faria.


Além do câncer de próstata, quais são os principais tumores genito-urinários?


Além do câncer de próstata, ainda temos:


Câncer de bexiga: é o segundo tipo mais comum de câncer genito-urinário, que afeta principalmente homens. Os principais sintomas incluem sangue na urina, dor ao urinar e necessidade frequente de urinar.


Câncer renal: o câncer de rim é mais comum em pessoas mais velhas e pode causar sintomas como dor abdominal, sangue na urina e perda de peso.


Câncer testicular: embora seja um tipo raro de câncer, o câncer testicular é mais comum em homens jovens. Os principais sintomas incluem dor nos testículos e inchaço.


Câncer de pênis: o câncer de pênis é um tipo raro de câncer que afeta principalmente homens mais velhos. Os principais sintomas incluem dor, feridas, inchaço ou secreção no pênis.


O que é hiperplasia da próstata (ou "próstata crescida")? Isto poderia vira câncer?

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento da próstata, é um problema comum que ocorre em homens à medida que envelhecem. A próstata é uma glândula que se situa logo abaixo da bexiga e produz o líquido seminal que é liberado durante a ejaculação. Com a idade, a próstata tende a aumentar de tamanho, pressionando a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Isso pode levar a sintomas urinários incômodos, como dificuldade para iniciar o jato de urina, mesmo esse jato fraco, necessidade frequente de urinar, urgência para urinar e sensação de que a bexiga não está completamente vazia.


A HPB não é câncer, mas pode ser uma condição desconfortável e, em alguns casos, pode afetar a qualidade de vida. Existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas, incluindo medicamentos, e várias formas de cirurgia. O tratamento escolhido dependerá da gravidade dos sintomas, idade do paciente e outras condições de saúde que ele possa ter.


O que seria cirurgia de "raspagem da próstata"? Quais as suas indicações?


A raspagem da próstata ou Ressecção Transuretral da Próstata (RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo usado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento benigno da próstata. A RTU de próstata é uma opção de tratamento comum para homens que apresentam sintomas urinários incômodos devido à HPB.


As indicações para a RTU de próstata incluem:


- Sintomas urinários graves que afetam a qualidade de vida do paciente, como dificuldade para iniciar o jato de urina, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar e sensação de que a bexiga não está completamente vazia.


- Problemas urinários recorrentes, como infecções do trato urinário ou retenção urinária aguda.


- Aumento significativo da próstata e espessamento da parede da bexiga, com tamanho medido por ultrassom ou outro exame de imagem, que afeta o fluxo urinário normal.


- Falha do tratamento médico com medicamentos, como alfa-bloqueadores ou inibidores da 5-alfa-redutase, em aliviar os sintomas urinários.


A RTU de próstata é um procedimento seguro e eficaz para o tratamento da HPB e pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. No entanto, nem todos os casos de HPB requerem tratamento cirúrgico e outras opções de tratamento podem ser recomendadas pelo médico, dependendo da gravidade dos sintomas e da saúde geral do paciente

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page