top of page
  • Foto do escritorCarolina Martins Vieira

Outubro Rosa: prevenção primária e secundária devem andar juntas

Câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil, com mais de 66,2 mil novos casos previstos para 2022



Outubro é conhecido como Outubro Rosa devido às campanhas de conscientização a respeito do câncer de mama. Excluindo-se os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais prevalente no mundo - 1,97 milhões de novos diagnósticos em mulheres em todo o mundo foram estimados para cada ano, ocasionando 622 mil mortes. No mundo, uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama ao longo da vida. Esse também é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, com mais de 66,2 mil novos casos previstos para 2022.


A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Através da adoção de práticas simples baseada nos pilares da Medicina do Estilo de Vida, observamos redução dos principais fatores de risco modificáveis para desenvolvimento do câncer: o tabagismo, a obesidade e consumo de álcool. Amamentar é também um fator protetor.


Em relação à prevenção secundária, vamos falar a respeito dos exames. Se diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada e com qualidade tem até 95% de cura, sendo um dos exames mais importantes a mamografia.O Ministério da Saúde preconiza a realização de mamografia bianual a partir dos 50 anos. Para mulheres de 40 a 49 anos, o rastreamento parece ser favorável, mas mais importante ainda nessa faixa é uma conversa médica prévia com a paciente, esclarecendo os potenciais riscos e benefícios associados ao exame.


Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco para a ocorrência de câncer de mama. A grande maioria das mulheres está em risco habitual (menos de 15% de risco ao longo da vida).


Caso você seja ou conheça uma mulher que preenche critérios para realização da mamografia, não deixe de realizar de seu exame.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page